segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pense antes de jogar fora


No Brasil, cada habitante gera em média 1,1 kg de resíduos por dia. O que fazer com ele? Pensando em conscientizar a população, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) elaborou folheto chamando a atenção para o princípio dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Trata-se de um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar seu impacto sobre o meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda.
“Foi um trabalho de equipe.Tentamos resumir ao máximo o número de informações que iríamos disponibilizar naquela pequena publicação. Fomos desde a rota do lixo até a coleta seletiva”, afirma o gerente do Departamento de Ambiente Urbano do MMA, Saburo Takahashi.
Segundo o folheto, os 3Rs também são objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que prevê a extinção dos lixões até 2014. A Lei 12.305/2010, regulamenta a questão, abre caminho para que a população brasileira possa se desenvolver ainda mais e conseguir superar grandes desafios como os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Recomendações - Para atingir esses objetivos, bastam atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia da população. Adquirir sempre produtos mais duráveis, por exemplo, procurar aqueles que utilizem menos embalagens, evitar sacos plásticos, comprar o suficiente para o consumo, aproveitar tudo o que puder dos alimentos, colocar no prato só o que for comer, além de reformar e conservar objetos.
De acordo com a PNRS, a reutilização é o aproveitamento de resíduos sólidos antes da sua transformação biológica, física ou físico-química. Isso significa utilizar frente e verso do papel, usar cartuchos de impressora recarregáveis, reaproveitar vidros de geleia, maionesen e outros alimentos, doar materiais como roupas e objetos para instituições. E, por fim, a reciclagem que trata do processo de transformação dos resíduos sólidos em insumos e novos produtos.
Para se ter uma ideia, no Brasil, 13% dos resíduos sólidos urbanos passam pelos processos de reciclagem, inclusive por compostagem. Atualmente são reciclados papel de escritório (28%); papel ondulado (70%); plásticos (19%); latas de alumínio (98%), latas de aço (49%), vidro (47%); pneus (92%), embalagens longa vida (25%), resíduo sólido orgânico urbano (4% por compostagem) e garrafas PET (56%).
A PNRS estimula os municípios a adotar a coleta seletiva e destaca que os municípios devem priorizar a participação dos catadores de materiais recicláveis e as ações de educação ambiental. Com isso, é possível aumentar o índice de coleta seletiva e de reciclagem, e reduzir a quantidade de resíduos despejados nos aterros sanitários. (Fonte: MMA)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ricardo Aguiar encontra Governador Beto Richa no Norte Pioneiro


Na ultima quinta-feira, dia 25, Ricardo Aguiar foi convidado para participar da Comitiva do Ministro da Pesca e Aquicultura, Senador Marcelo Crivela, que visitou o Norte Pioneiro. Na oportunidade, aproveitou e conversou com o Governador Beto Richa sobre a criação de APLs no Litoral e no Norte Pioneiro. 


O Governador apoiou as criações destes APLs, além de garantir que tanto os municípios do Litoral quanto as cidades do Norte Pioneiro, terão um salto no desenvolvimento nos próximos meses. O Litoral pela implantação do complexo portuário de Pontal do Paraná e os municípios do Norte Pioneiro através do Centro Tecnológico de Jacarezinho. Beto Richa, ainda salientou que o Paraná como um estado pujante e em pleno crescimento precisa da força e da coragem de jovens na política.

 Na oportunidade, Ricardo aproveitou para conversa com o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Dep. Ratinho Jr., na rápida conversa foi tocado em assuntos importantes como o Plano Diretor de Pontal do Paraná e política de financiamento para obras de infraestrutura para os municípios.

Lançamento da Primeira Unidade Completa de Beneficiamento de Pescados do Brasil



Dia 25 de Abril de 2013 entrou para história do Norte Pioneiro do Paraná. O Ministro da Pesca e Aquicultura, Senador Marcelo Crivela visitou os municípios de Pinhalão, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro e Cornélio Procópio, trazendo novidades para o setor da pesca e aquicultura da região além de lançar o primeiro centro completo de benefícioamento de pescados do Brasil, que compreende um abatedouro, cortume, fábrica de ração e um laboratório de alevinos, com valor superior a R$50 milhões de reais.

Na ocasião, o Superintendente Regional da Pesca Paraná, Sr. Brito convidou Ricardo Aguiar para participar e acompanhar a comitiva política para o evento. Ricardo foi direto ao município de Pinhalão onde recepcionou o Ministro Crivela e o Governador Beto Richa, acompanhou a visita as obras do complexo pesqueiro e almoçou na cidade de Ribeirão Claro ao largo da Represa de Xavantes com a presença dos Deputados Federais Abelardo Lupion e Pastor Oliveira Filho e do próprio Ministro.

Em conversa com os deputados e o ministro, Ricardo abordou a criação de um consorcio pesqueiro envolvendo os municípios do litoral do estado e a região metropolitana de Curitiba, afim de proporcionar a criação de mais uma unidade completa de beneficiamento de pescados para o Paraná, trazendo desenvolvimento e melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem da pesca e pequenos agricultores.

Ricardo saiu confiante do encontro com o Minstro Crivela. "O Litoral, a Região Metropolitana e o Vale do Ribeira, terão muito a ganhar com um investimento desse porte, os pescadores e os pequenos agricultores terão mercado garantido e um grande acréscimo na renda familiar, assim melhorão brutalmente a sua qualidade de vida."