terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DEM - Eleições podem dar novo fôlego ao partido, afirma dirigente


Fonte: A Notícia
As eleições municipais deste ano são a oportunidade de criar novas lideranças. A opinião é do ex-deputado federal Paulo Gouvêa, que assumiu a presidência do DEM em Santa Catarina, depois da debandada dos principais nomes da sigla para o PSD.
Há seis meses no cargo, Gouvêa trabalha pela reestruturação da legenda depois do que ele chamou de “terremoto”, com a criação do novo partido. Desde a dissolução dos diretórios estadual e municipais pelo Estado, o DEM já reorganizou executivas em 125 municípios. Na avaliação do presidente, apesar dos momentos difíceis, o partido ganhou uma chance de se renovar, e os novos filiados estão vendo uma oportunidade de ingressar numa sigla “que não tem mais caciques”.
Até outubro do ano passado, a prioridade foi preparar a nominata de candidatos para as eleições municipais deste ano. Atualmente, o trabalho é de negociação para a formação de coligações. “Estamos com muita esperança nessa eleição. De preferência, principalmente nas cidades grandes, a gente quer ter candidato a prefeito”, diz.
Segundo Gouvêa, até o momento, não há nenhuma restrição formal para coligações. Ele diz que as parcerias prováveis são com os partidos que nacionalmente fazem oposição ao governo (PPS e PSDB), mas que há conversas com outras siglas, como PMDB e PP.
O presidente do partido diz que o desempenho nas eleições deste ano vai influenciar o futuro do partido, especialmente nas eleições estaduais de 2014. O DEM passou pelas eleições de 2010 como vitorioso, elegendo o governador Raimundo Colombo. Com a crise do partido no ano passado e a saída de Colombo e de seu grupo político, a legenda se viu obrigada a fazer uma reestruturação.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fidelidade

Estou a meses para escrever esse post. Hoje devido a vários motivos estou aqui.

Acho muito engraçado ver alguns políticos que pregam fidelidade, comprometimento e companheirismo, principalmente aqui em Pontal do Paraná.

Esses mesmos políticos subiram na tribuna, caixotes, palanque ou qualquer outro lugar onde puderam discursar, falando isso ou aquilo sobre seus partidos, falaram que fundaram, que participaram da fundação do crescimento, da acensão ao poder e no primeiro embate dentro dessa partido que era a grande paixão, já sai correndo para outro.

Para mim atitude como essa não é nem próximo de fidelidade e sim ser covarde, covarde é que sai correndo e não enfrenta as pedras que a vida põe no caminho. Em vez de lutar pelo ideal em que seu partido é fundamentado, preferiam ficar embaixo das asas de um déspota que comanda um partido antagônico ao que eram filiados.

Agora deixo essa pergunta no ar? Como isso é chamado?

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Câmara analisa redução de IR de quem reciclar


O projeto de lei 2551/11 prevê redução no Imposto de Renda das pessoas que entregarem seus resíduos recicláveis nos postos de coleta adequados. A proposta, feita pelo deputado Jhonatan de Jesus, está em análise na câmara e tem como objetivo auxiliar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Caso a ideia seja aceita e entre em vigor, os beneficiados poderão conseguir descontos de até 10% do valor total devido ao governo. Além disso, a proposta é de que o Poder Executivo faça todas as adequações necessárias em até 90 dias após a legislação começar a valer.
Segundo o deputado, a intenção de oferecer o benefício financeiro, em troca do cuidado com o lixo reciclável é uma ação que visa a conscientização. “Incentivar as pessoas físicas a cooperar para a solução do problema revela-se uma medida razoável e sensata, além de coerente e compatível com a grandiosidade do desafio enfrentado por toda a sociedade”, declarou Jhonatan de Jesus.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que as empresas fabricantes e os comerciantes de itens como pilhas, baterias, pneus, agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos, tenham que criar medidas que possibilitem a logística reversa, para que os resíduos sejam descartados adequadamente e passem pelo tratamento que reduz os impactos ao meio ambiente.
Mesmo que os maiores responsáveis pela efetivação da legislação sejam as empresas, a população também terá papel essencial para que ela seja aplicada com sucesso no Brasil. Até porque, conforme aumenta o consumo, aumenta-se também a quantidade de resíduos produzidos. Por isso, é muito importante promover a conscientização dos cidadãos.
Fonte. EXAME.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crônicas do Jornalista José Augusto - Folha de Pontal

LOS TRÊS AMIGOS –

 

Operação Verão 2012

Em uma praia de belezas raras viviam três amigos. Héhélio, el paranista, Zezé, el coxa, e Gigi, el atleticano. Los três amigos fundadores de la Cucaracha.

O primeiro demitiu o segundo. O segundo pediu revanche e demitiu o primeiro. O terceiro pediu ajuda ao primeiro para ferrar o de fora. O terceiro mentiu para o primeiro, mentiu para o segundo e surrou o de fora. O terceiro ferrou com o povo, ferrou com os que o apoiaram e até o fim desta leitura vai ferrar com você também.

Sentados na varanda de um certo apartamento à beira-mar, Héhélio e Gigi, tomam uma dose de Gardenal on-the-rocks quando chega Zezé e diz: “Oh, né, mira hombres, Carlesco estás colocando meio-fio en frente de sus loterías. Estás ficando mui belo.” Gigi fica com orelhas de Dumbo vermelhas, liga para Cíntia e pergunta: “Carlesco tienes las autorizaciones?” Cíntia responde: “Yo creo que no, Dotor!?!?”

Gigi comenta com seus amigos: “No me gusta las desobediencias de Carlesco.” Héhélio lembra de seu reinado e diz: “No-no me gustaban los pescadores en la orla, yo ma-mande arrancar-los con el tractor.” Zezé diz: “Oh, né, ustedes es muí impiedoso.” Gigi diz: “Yo soy más, yo mandaré arrancar-los las piedras ahora mismo.”

Gigi liga para Osmar Casanova e diz: “Yo ordeno que arranque los meio-fios de las loterías del Carlesco.” Seu Osmar assustado, treme as pernas e diz: “Mas coronel, lo tractor estás en Ipanema con Irno Cuque. El coronel estás a dar más estructura para el bobão de que para mí.” Gigi ordena que Vitor Kasinski arranque os meio-fios. Vitor que tem mais medo de Carlesco do que de Gigi, entra na sala da justiça amarela, coloca a chave do trator sobre a mesa e diz: “Quer arrancar, vai você!”

Macaco Maeco (El fofoquero) que assiste tudo de cima da árvore, desce e avisa seus amigos Joãozinho, Luizinho e Juninho: “Mi canecos, mi canecos, Vitor diste no para Gigi, diste no para Gigi.” Joãozinho, Luizinho e Juninho esperam Vitor sair da sala da justiça, abraçam-no e estouram Champanhe, soltam fogos e felizes saem pela cidade dizendo: “Vitor diste no a Gigi! Vitor diste no a Gigi!”

Gigi ainda com orelhas de Dumbo vermelhas, reúne seus secretários PlayMobil e traça um plano para arrancar as pedras. Gigi diz: “Yo mismo arrancaréis las piedras. Necesitó de una escolta y uno capacete. A estas obras fenomenales chamaréis de Operaciones Verano 2012.” Cíntia preocupada diz: “Dotor, el señor puede levar unos tiros!?!?” Doutora Deflora diz: “No te olvides que en la ciudad no hay médicos.” Doutora Virginha (a pau pra toda obra) diz: “Debemos todos acompañar-lo, así mostraremos nuestra fuerza amárela!”

Antes de o sol nascer, chegam ao seu destino, Gigi com capacete extra G-G pilotando o trator; no Gurgel camuflado, Cida Molenga, Rudão e Loraina; no ônibus camuflado, secretários Playmobil, Casquinha, Engambelando Lote e vereadores da base (Roroque não veio porque ainda não conseguiu Las autorizaciones de su papacito para sair da estradinha).

No Gurgel camuflado, ninguém se mexe. Macaco Maeco sai do ônibus e sobe na árvore. No ônibus, Doutora Virginha puxa a turma para cantarem o hino: “Gigi, Gigi, conhecemos teu valor e a camisa amarela, só se veste por amor!” Num outro canto do ônibus, doutora Deflora e Nega de mãos dadas cantam “O sol nascente é tão belo, prefeitura do Cara-de-pau amarelo!!!”

Gigi começa a Operação Arranca Meio-fio quando Tinoco se intromete e diz: “Mas para acá, mas para la, así no, de nuevo, mas para acá, va, va, así…”  Gigi se irrita, arranca algumas pedras e passa com o trator por cima de Tinoco. Vitor Cuque da janela do ônibus comemora e diz: “Mas bah tchê, finalmente mi coronel tomó una actitud con el estropicio del Tinoco!!!”

Nasce o dia e terminada a operação, todos vão embora. O Gurgel sai na frente, seguido por Gigi pilotando o trator e atrás o ônibus com a torcida atleticana de secretários PlayMobil e vereadores da base batendo na lata do ônibus e cantando “Gigi, Gigi, conhecemos teu valor, e o Carlesco vai ficar no horror!” Macaco Maeco desce da árvore e sai correndo atrás do ônibus amarelo camuflado.

Lá pelas dez da manhã, Luciana Pomba fica sabendo do ocorrido e corre para a lotérica fazer seu furo de reportagem. Ao chegar, vê um tumulto de gente indicando um possível acidente. A Pomba tenta furar a roda pedindo licença e dizendo: “Licencia, licencia, yo soy Parente de La victima.” Ao vencer o bloqueio, Pomba se depara com um burro esticado no chão que tropeçou nas pedras soltas.

A Pomba consegue o furo de reportagem, mas a notícia também sai nos blogs do Mademar e do Zé Augusto com o mesmo sucesso. E todos são unânimes em dizer que Vitor Kasinski foi o grande herói da história.

Maudevino em audiência com Gigi, diz: “Pare com isso óme, como que você me arranca as pedras de um possível aliado. 150 anos de professor, 3 mandatos de rei das diárias e eu nunca vi disso na minha vida?” Gigi responde: “Yo no admito desobediencias a la mía autoridad de gran coronel que soy. Y más a mas, yo soy belo, yo soy justo, muí justo.”

 

Moral da estória:

“Em terra onde nativo diz amém a coronel, o coronel sempre mandará.”

Esta estória de ficção se passa em La Cucaracha, uma praia de belezas raras, qualquer semelhança com o lugar onde você vive é mera coincidência.

Na próxima edição, mais um capítulo da série…

 

Obs. Doutora bêbada, não tem bebido mais. Pelo menos que Marcio Loco não tenha flagrado mais. Bin Laden e Kadaf não viveram pra ver. Mas, quem viver, verá!

DEM promete cabo-de-guerra para derrubar veto de Dilma

Principal veto ao projeto que regulamenta gastos com saúde é sobre uma cláusula que previa investimentos adicionais da União na área caso o PIB fosse revisado para cima.


O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), disse nesta terça-feira (17) que a oposição pretende pressionar o Congresso a derrubar os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto que regulamentou os gastos com saúde. O principal veto é sobre uma cláusula que previa investimentos adicionais da União na área caso o Produto Interno Bruto (PIB) fosse revisado para cima



"Isso vai manter na pauta o debate sobre o financiamento da saúde, que continua insuficiente. Vamos fazer um cabo-de-guerra para votar os vetos", afirmou o parlamentar.
ACM Neto admite que, diante da enorme vantagem numérica, será difícil derrubar a decisão de Dilma, mas destaca que o veto dará discurso para a oposição. "O assunto vai continuar no embate político e provocando desgaste para o governo".
projeto sancionado pela presidente com 15 vetos fixa os recursos mínimos que devem ser aplicados em saúde. A União continuará tendo como obrigação a aplicação do mesmo valor empenhado no orçamento anterior, corrigido pela variação do PIB. Os estados são obrigados a investir 12% de sua receita e os municípios, 15%. O projeto fixa ainda o que pode ser computado como gasto em saúde para atingir esses porcentuais.


Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Oposição questiona Bezerra sobre execução financeira de ministério


Fonte: Assessoria de imprensa
O deputado Rodrigo Maia (RJ), líder em exercício do Democratas, questionou o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra sobre a responsabilidade na gestão dos recursos do ministério.
O ministro compareceu hoje, 12, ao Plenário do Senado, convocado para participar da reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional para dar esclarecimentos sobre as denúncias de que teria favorecido o seu estado de origem, Pernambuco, na distribuição de recursos públicos para o enfrentamento de catástrofes naturais.
Ao contrário dos dados apresentados pelo ministro na Comissão, Rodrigo Maia contestou haver uma distorção na liquidação dos recursos pelo ministério da Integração Nacional para a prevenção de desastres e enchentes. Segundo o parlamentar, dados do Siafi demonstram que entre 2010 e 2011 houve um prejuízo de 900 milhões de reais aos cofres públicos devido aos recursos não direcionados ao enfrentamento e prevenção de desastres e enchentes.
“Pergunto, de quem é a responsabilidade pela aplicação de recursos em seu ministério? A presidente Dilma acompanha a execução do orçamento do Ministério da Integração ou essa é uma atribuição do Sr?”, questionou o líder.
Rodrigo Maia cobrou ainda do ministro Fernando Bezerra a correta aplicação de recursos para a prevenção de desastres. “Esse governo vende uma imagem que é bem diferente dos números que analisados. O Brasil espera que esses entraves possam ser corrigidos e que a prevenção esteja, sim, à frente dos problemas”, finalizou.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BR-101 e Porto de Pontal na agenda do governo estadual em 2012

O governo estadual promete retomar neste ano dois dos mais importantes projetos para o Litoral do Paraná: a BR-101 e o porto em Pontal do Paraná. 

No balanço que fez do primeiro ano de gestão, o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, citou o porto em Pontal como uma das metas da secretaria. O governo também promete dar continuidade às obras de dragagem e modernizar o terminal de gãos do Porto de Paranaguá. “O governo estuda ações de logística que venham a dinamizar o Porto de Antonina e o futuro terminal de Pontal do Sul”, disse o irmão do governador Beto Richa.Porto Pontal X Porto do Mercosul

O Porto de Pontal é um empreendimento privado na Ponta do Poço paralisado há aproximadamente dez anos. O projeto data de meados da década de 1990 e nunca chegou a entrar em operação. Em 2008, o ex-governador Roberto Requião e seu irmão Eduardo Requião tentaram despropriar a área para construir no local um terminal público, o chamado Porto do Mercosul. Eduardo foi superintende da Administração dos Postos de Paranaguá e Antonina (Appa) com forte influencia sobre a logística estadual e depois secretário de Transportes.

Após muito conflitos, a Justiça manteve o porto nas mãos do grupo JCR, do empresário José Carlos Ribeiro. Os irmãos Requião foram “esquecendo” o assunto aos poucos. 

Quando o vice-governador Orlando Pessuti assumiu os nove meses restantes do mandato dele e de Requião, o governo fez menção de retomar o projeto e o diálogo com o empresário para constituir uma parceria público-privada. Mas a promessa nem chegou a ficar no papel. Ficou nas conversas. O Correio do Litoral.com obteve diversas confirmações da intenção mas fontes do primerio escalão de Pessuti pediam prazo para divulgar a notícia e não atrapalhar as negociações. O Correio também conversou com Ribeiro, que agiu a mesma forma e se mostrava cautelosamente otimista.

BR-101 

A BR-110 liga o Brasil pelo litoral cortando 12 estados de Touros (RN) até São José do Norte (RS), mas é interrompida no Paraná. O anúncio da retomada do projeto veio junto com a informação de que os novos irmãos que comandam a logística no Estado, Beto e José Richa Filho, estavam enterrando de vez o projeto da Rodovia Interportos e da ponte de Guaratuba. 

A gigantesca obra lançada por Pessuti faria a ligação entre os portos catarinenses de São Francisco e Itapoá até Paranaguá e Antonina. Também ligaria a BR-101 em Santa Catarina até a BR 116 na divisa de São Paulo.

No trajeto, a duplicação da PR 412 entre Garuva (SC) e Guaratuba, uma ponte sobre a baía de Guaratuba, um túnel entre Guaratuba e a Rodovia Alexandra Matinhos (PR-508), uma nova ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, uma rodovia paralela à PR-412 em Pontal até o porto, ligação da BR-277 a Antonina, estradas elevadas até a divisa de Paulo etc.

Os gestores de Pessuti chegaram a produzir belos desenhos em computação gráfica e lançaram editais que previam investimentos de quase R$ 27 milhões só nos projetos ambientais e de engenharia. A licitação foi congelada pela Justiça e acabou sepultada pelos irmãos Richa.

Nesta semana, segundo reportagem da jornalista Joyce Carvalho, do jornal eletrônico Paraná Online, técnicos do DER (Departamento de Estadas de Rodagem) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), devem se reunir para discutr a BR-101. 

Estudos existem

Diferente do que aconteceu por vários governos no Paraná, o Dnit nunca abandonou a intenção de construir a BR-101. Um dos projetos previa um trecho rodoviário de 120 quilômetros e um custo de R$ 600 milhões. Implicações ambientais levaram os técnicos do governo federal a anunciar que o custo seria muito maior. 

Um dos projetos da 101 prevê seu início na área rural de Guaratuba, na divisa com Garuva (SC), utilizando o traçado da Estrada Geral do Cubatão (23 Km), um contorno da baía de Guaratuba (23 Km) até a PR-508 (21 Km), uma paralela à BR-277 (10 Km), a abertura de uma ligação da 277 até Antonina (12 Km), a readequação da estrada Antonina-Cachoeira (38 Km) e abertura de uma estrada de Cachoeira até Alpino (12 KM) até a BR-116.

O projeto faz parte do Plano Estadual de Logística e Transporte do Paraná elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná.

A realidade e o sonho -– Imagens: Porto Pontal

porto-pontal-arquivo-pub-jan2012

Gerador de energia brasileiro movido a etanol vai iluminar estação da Marinha na Antártida


A partir desta terça-feira (10), um motogerador brasileiro movido a etanol vai iluminar a estação operada pela Marinha na Antártida. A ação faz parte da comemoração dos 30 anos da Estação Antártica Comandante Ferraz. O ministro da Defesa, Celso Amorim, dará partida na operação do motogerador durante o evento.
O motogerador tem capacidade de suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos feitos na estação. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa. De acordo com o Ministério da Defesa, o Brasil é o primeiro país do mundo a usar biocombustível para produção de energia no continente.
O equipamento e o biocombustível foram levados à Antártida em outubro do ano passado. Uma equipe de engenheiros brasileiros também partiu para o continente para instalar e testar o equipamento. Durante um ano, o motogerador vai operar junto aos motogeradores já existentes a diesel.
Segundo o ministério, a Petrobras fornece 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para avaliar e garantir o uso do biocombustível em condições climáticas severas.
Além do ministro Celso Amorim, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, também participam do evento.
A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por militares da Marinha do Brasil e pesquisadores, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação possui laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas. (Fonte: Daniella Jinkings/ Agência Brasil)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pré-vice Prefeito

Matéria publicada no blog do Jornalista José Augusto e da folha de Pontal.

Manoel Aguiar Filho, o popular Neco, eterno Dem, matém a pré-candidatura do partido, mas poderá aceitar uma candidatura a vice-prefeito, na chapa de Marcelo Roque. Na realidade, o partido vai apostar numa ou duas cadeiras a vereança. Por isso, o Democrata vem com forte chapa de pré-candidatos a vereador. Ricardo Aguiar, filho de Neco, ao lado do jornalista Carlos Moura (Tribuna do Litoral) são os nomes cotados na legenda.