quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cana de açúcar pode ajudar a “esfriar” o planeta


qui no Brasil, produtos feitos da cana de açúcar são onipresentes. Desde o açúcar, a bebida mais popular do país, cachaça até o etanol, a planta já provou ser um recurso natural muito diverso, e agora, de acordo com uma nova pesquisa, ela pode fazer maravilhas para a saúde do planeta também.
Segundo o estudo, as plantações de cana de açúcar servem como escudos de calor que refletem as radiações solares enquanto emitem vapor da água durante o processo, efetivamente amenizando as temperaturas ao redor de onde estão plantadas.
Por todo o país, a cana de açúcar já ajudou de maneira significativa com a redução de emissões de carbono, por meio de seu biocombustível que corresponde a 25% de todo o combustível utilizado nos automóveis do país. E agora os pesquisadores descobriram, que mesmo antes da colheita, a plantação tem o poder de diminuir as temperaturas, ajudando a mitigar os efeitos do aquecimento global em escala local.
Scott Loarie, do Instituto Carnegie para ciência em Stanford, na California, junto com seus colegas utilizaram imagens e dados de satélite para monitorar os efeitos do cultivo da cana de açúcar no Brasil. O que eles descobriram foi que a temperatura das áreas de vegetação natural convertidas em plantação aumentou cerca de 1,6ºC, mas uma substituição por cana de açúcar na seqüência resfriou 0,9ºC da temperatura.
O grande potencial desta descoberta é temperado pela prática destrutiva utilizada por trás dela. Loarie alerta que se as áreas de vegetação nativa forem “limpadas” para dar lugar a plantações de cana de açúcar, qualquer efeito positivo será anulado, levando a um aquecimento geral, como em qualquer outro caso de desmatamento.
Em contraste aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis produzidos de cana de açúcar oferecem esperança para um futuro energeticamente mais sustentável. E se cultivados de maneira responsável em larga escala, podem também ajudar a esfriar um pouco o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário