quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crônicas do Jornalista José Augusto - Folha de Pontal

LOS TRÊS AMIGOS –

 

Operação Verão 2012

Em uma praia de belezas raras viviam três amigos. Héhélio, el paranista, Zezé, el coxa, e Gigi, el atleticano. Los três amigos fundadores de la Cucaracha.

O primeiro demitiu o segundo. O segundo pediu revanche e demitiu o primeiro. O terceiro pediu ajuda ao primeiro para ferrar o de fora. O terceiro mentiu para o primeiro, mentiu para o segundo e surrou o de fora. O terceiro ferrou com o povo, ferrou com os que o apoiaram e até o fim desta leitura vai ferrar com você também.

Sentados na varanda de um certo apartamento à beira-mar, Héhélio e Gigi, tomam uma dose de Gardenal on-the-rocks quando chega Zezé e diz: “Oh, né, mira hombres, Carlesco estás colocando meio-fio en frente de sus loterías. Estás ficando mui belo.” Gigi fica com orelhas de Dumbo vermelhas, liga para Cíntia e pergunta: “Carlesco tienes las autorizaciones?” Cíntia responde: “Yo creo que no, Dotor!?!?”

Gigi comenta com seus amigos: “No me gusta las desobediencias de Carlesco.” Héhélio lembra de seu reinado e diz: “No-no me gustaban los pescadores en la orla, yo ma-mande arrancar-los con el tractor.” Zezé diz: “Oh, né, ustedes es muí impiedoso.” Gigi diz: “Yo soy más, yo mandaré arrancar-los las piedras ahora mismo.”

Gigi liga para Osmar Casanova e diz: “Yo ordeno que arranque los meio-fios de las loterías del Carlesco.” Seu Osmar assustado, treme as pernas e diz: “Mas coronel, lo tractor estás en Ipanema con Irno Cuque. El coronel estás a dar más estructura para el bobão de que para mí.” Gigi ordena que Vitor Kasinski arranque os meio-fios. Vitor que tem mais medo de Carlesco do que de Gigi, entra na sala da justiça amarela, coloca a chave do trator sobre a mesa e diz: “Quer arrancar, vai você!”

Macaco Maeco (El fofoquero) que assiste tudo de cima da árvore, desce e avisa seus amigos Joãozinho, Luizinho e Juninho: “Mi canecos, mi canecos, Vitor diste no para Gigi, diste no para Gigi.” Joãozinho, Luizinho e Juninho esperam Vitor sair da sala da justiça, abraçam-no e estouram Champanhe, soltam fogos e felizes saem pela cidade dizendo: “Vitor diste no a Gigi! Vitor diste no a Gigi!”

Gigi ainda com orelhas de Dumbo vermelhas, reúne seus secretários PlayMobil e traça um plano para arrancar as pedras. Gigi diz: “Yo mismo arrancaréis las piedras. Necesitó de una escolta y uno capacete. A estas obras fenomenales chamaréis de Operaciones Verano 2012.” Cíntia preocupada diz: “Dotor, el señor puede levar unos tiros!?!?” Doutora Deflora diz: “No te olvides que en la ciudad no hay médicos.” Doutora Virginha (a pau pra toda obra) diz: “Debemos todos acompañar-lo, así mostraremos nuestra fuerza amárela!”

Antes de o sol nascer, chegam ao seu destino, Gigi com capacete extra G-G pilotando o trator; no Gurgel camuflado, Cida Molenga, Rudão e Loraina; no ônibus camuflado, secretários Playmobil, Casquinha, Engambelando Lote e vereadores da base (Roroque não veio porque ainda não conseguiu Las autorizaciones de su papacito para sair da estradinha).

No Gurgel camuflado, ninguém se mexe. Macaco Maeco sai do ônibus e sobe na árvore. No ônibus, Doutora Virginha puxa a turma para cantarem o hino: “Gigi, Gigi, conhecemos teu valor e a camisa amarela, só se veste por amor!” Num outro canto do ônibus, doutora Deflora e Nega de mãos dadas cantam “O sol nascente é tão belo, prefeitura do Cara-de-pau amarelo!!!”

Gigi começa a Operação Arranca Meio-fio quando Tinoco se intromete e diz: “Mas para acá, mas para la, así no, de nuevo, mas para acá, va, va, así…”  Gigi se irrita, arranca algumas pedras e passa com o trator por cima de Tinoco. Vitor Cuque da janela do ônibus comemora e diz: “Mas bah tchê, finalmente mi coronel tomó una actitud con el estropicio del Tinoco!!!”

Nasce o dia e terminada a operação, todos vão embora. O Gurgel sai na frente, seguido por Gigi pilotando o trator e atrás o ônibus com a torcida atleticana de secretários PlayMobil e vereadores da base batendo na lata do ônibus e cantando “Gigi, Gigi, conhecemos teu valor, e o Carlesco vai ficar no horror!” Macaco Maeco desce da árvore e sai correndo atrás do ônibus amarelo camuflado.

Lá pelas dez da manhã, Luciana Pomba fica sabendo do ocorrido e corre para a lotérica fazer seu furo de reportagem. Ao chegar, vê um tumulto de gente indicando um possível acidente. A Pomba tenta furar a roda pedindo licença e dizendo: “Licencia, licencia, yo soy Parente de La victima.” Ao vencer o bloqueio, Pomba se depara com um burro esticado no chão que tropeçou nas pedras soltas.

A Pomba consegue o furo de reportagem, mas a notícia também sai nos blogs do Mademar e do Zé Augusto com o mesmo sucesso. E todos são unânimes em dizer que Vitor Kasinski foi o grande herói da história.

Maudevino em audiência com Gigi, diz: “Pare com isso óme, como que você me arranca as pedras de um possível aliado. 150 anos de professor, 3 mandatos de rei das diárias e eu nunca vi disso na minha vida?” Gigi responde: “Yo no admito desobediencias a la mía autoridad de gran coronel que soy. Y más a mas, yo soy belo, yo soy justo, muí justo.”

 

Moral da estória:

“Em terra onde nativo diz amém a coronel, o coronel sempre mandará.”

Esta estória de ficção se passa em La Cucaracha, uma praia de belezas raras, qualquer semelhança com o lugar onde você vive é mera coincidência.

Na próxima edição, mais um capítulo da série…

 

Obs. Doutora bêbada, não tem bebido mais. Pelo menos que Marcio Loco não tenha flagrado mais. Bin Laden e Kadaf não viveram pra ver. Mas, quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário