sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pontal do Paraná poderá ter selo de certificação de caráter socioambienta


Somente três praias brasileiras possuem o Programa Bandeira Azul

O Município de Pontal do Paraná e suas praias naturais com grande parte em áreas de Preservação Ambiental Permanente (APP) poderão ter uma certificação que somente três praias do país possuem que é do Programa Bandeira Azul, criado pela FEE - Fundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo País, o Programa 

Bandeira Azul começou na França em 1985 e vem sendo implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. A Bandeira hasteada representa não só um símbolo do programa, mais como também sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pelo selo

Para ao secretário municipal de Recursos Naturais Ricardo Aguiar, esta certificação deixará Pontal do Paraná num grupo seleto de praias, inclusive para que se possa receber mais recursos tanto do âmbito estadual quanto federal.” Isso mostra a importância em termos em nosso município Praia contemplada com a Bandeira Azul, uma vez que colocaremos nossa cidade e nossa praia em rol internacional muito seleto, mostrando que Pontal do Paraná está preocupado com o meio ambiente e não só com a exploração do pré-sal”.

A famosa praia catarinense de Jurerê Internacional em Florianópolis foi à primeira praia do Brasil e da América do Sul a receber a Bandeira Azul, em 2009, tendo, porém perdido tal qualificação recentemente. Atualmente apenas a Praia do Tombo em Guarujá possui a Bandeira e ganhou em 2011 a permissão pra ostentá-la por mais um ano. Praias bem organizadas de cidades grandes, como a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; praia de Itacoatiara, em Niterói; e a Praia de Boa Viagem, no Recife são fortes concorrentes para tal distinção.

“Essa certificação trará em médio prazo ganhos significativos para o comercio local, pois muitos turistas procuram locais certificados para visitar. Sinto-me honrado em participar desse processo de certificação não só por fazer parte da administração, mas sim por ser um Pontalense, morar em Pontal do Sul e poder mostrar para mundo toda a nossa beleza e qualidade’. Finaliza Ricardo Aguiar.

A equipe desta certificadora virá ao município para fazer uma avaliação e a secretaria de Recursos Naturais, aliadas às demais secretarias fará uma reunião, inclusive com os comerciantes da cidade para expor a situação.

Rafaela Cunha
Jornalista
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Pontal do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário